Entrevistas

Escrito por: José Pas saro
  
Literatura e Vida
Como podemos notar nós jovens, tem cada vez mais esquecidos aqueles livros que serviram tanto para nossos pais e avós!
Mais ter um maior conhecimento seria necessário, uma entrevista com alguém de bagagem e de grande conhecimento!

Maria da Gloria Castanho Pássaro, Hoje aposentada, mais já foi Professora, Primeira Dama e Dona de casa! Adora ler diariamente, seu gênero preferido é o Jornalístico, assim alem de ter um ótimo exercício para mente ainda adquire cada vez mais conhecimento e se mantém atualizada sempre!
E diz: Ler é fundamental na vida de todo cidadão!

JP:Qual sentido da literatura na sua vida?
GP:A literatura e muito importante, ela deve estar em todos os lares sempre, Porque mantém o Ser Humano, atento as incertezas da vida moderna

Quais seus autores preferidos?
José de Alencar, Machado de Assis e Olavo Bilac

Qual o gênero textual que você mais gosta de ler?
Texto jornalístico, alem de ser um ótimo exercício para mente, adquire cada vez mais conhecimento e nos mantém atualizado!

O que despertou o gosto pela literatura? E quando foi seu primeiro contato?
Desde os sete anos na escola primaria lia livros, e La foi meu primeiro contato, depois comecei a ler sobre a Política Brasileira.

Como Professora e 1ª Dama você conheceu vários livros, qual você se identificou?
Sim li muitos se identifiquei com alguns romances que hoje nem me recordo mais.

Hoje crianças e adolescentes estão perdendo cada vez mais o interesse pela leitura.
Antes era assim ? O que mudou?
Antes liam mais do que hoje, como Professora sempre pedia para os alunos trazer noticias de casa para ler alem de incentivar a leitura de livros, e como mãe sempre incentivei meu filhos a leitura.

 Quando professora deve ter usado a literatura na sala de aula, Qual clássico foi fundamental para o aprendizado dos alunos?
Monteiro Lobato sempre foi meu companheiro na hora de ensinar aos alunos, alem de conter historias que os alunos adoravam, tinha morais e situações do cotidiano.

Ser Professor e Educador requer um dom! Quando você descobriu esse dom?
A convivência com meus próprios irmãos me deu esse dom, Porque eles já eram professores, Esse dom deve ter vindo de família mesmo!

Na sua opinião qual a Palavra que melhor define Escola?
Respeito,  A escola é o local onde alunos aprende a respeitar se ser respeitado, se não respeita, não aprende, Por isso é fundamental o respeito dos alunos para que exista um aprendizado.

A diferença entre literatura e o jornalismo, é que o jornalismo é ilegível  e a literatura  não lida? Você concorda com essa frase?
Não concordo, legível estar sempre atualizado lendo jornal e também não podemos esquecer da literatura que nos deixa atualizado culturalmente.

O declínio da literatura indica o declínio de uma nação.
O que você pensa a respeito?
 É a realidade, transformação mundial, muitas pessoas deixam de lado a leitura, para estar na televisão e vídeo-game, e isso não tem conhecimento, porque o que esta na literatura é um herança da nossa cultura.

Hoje muitos jovens trocam as salas de aula pelo mundo das drogas e da violência.
Você acha que isso ainda pode mudar?
Não só pode como deve ser combatida, em todos os aspectos da vida moderna, Para que não haja violência no mundo e muito menos na vida de Jovens.

Quando aluna, já chegou a se colocar no lugar do Professor e dizer a si- mesma, quero ser professora?
A gente sempre se inspira em um de nosso professores, e sempre me coloquei no lugar da Dona Beatriz que foi uma ótima professora, que me fez construir esse sonho de ser professora.

O maior orgulho de um professor é ver que seu aluno, se formou e teve um bom emprego! Hoje qual alunos seu foi um exemplo disso?
Foad Abrão foi meu aluno, sempre foi inteligente, tudo que tem hoje é graças ao seu trabalho, alem do Moacir que venho de família muito humilde, era um dos seus alunos mais inteligentes e chegou até a trabalhar em banco.

Aos Jovens que não se interessa pelos livros. Qual o conselho que você pode dar a eles?
Primeiro devem procurar a escola, porque é a base fundamental da educação, agora os livros deves estar nas vidas de todos, pois alem de conter várias histórias que serve para vencer dificuldades da vida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário